top of page

Golpe da falsa intimação de protesto: como se proteger

IEPTB GO POST GOLPE.jpg

Casos do golpe da falsa intimação de protesto e da falsa cobrança de dívida vêm se alastrando por todo o País. Os criminosos enviam para as vítimas intimações ou notificações falsas com uma cobrança fraudulenta, mas com aparência de documentos oficiais.

Se a vítima cair no golpe, ela pode acabar pagando um valor alto por algo que na realidade não deve.

Neste post, listamos algumas precauções para você não se ver vítima desses marginais.

O que é o golpe da falsa intimação de protesto ou falsa cobrança de dívida?

Nesse golpe, os criminosos enviam um documento fraudulento para a vítima, afirmando que ela tem uma dívida pendente e apresentando instruções de pagamento, via boleto ou PIX.

O documento geralmente é bem elaborado, com brasão da república e logotipo falso de cartório, papel timbrado, número de selo digital (falso) de Tribunal de Justiça e diversas outras características que o fazem parecer oficial. Apresenta informações que podem fazer com que a pessoa acredite que seja um documento verdadeiro, como o nome, CNPJ/CPF, dados de contato e endereço do suposto devedor. Esses documentos são enviados por correio, e-mail ou WhatsApp. No texto da comunicação, um aviso informa que a dívida será protestada ou negativada se a vítima não fizer o pagamento.

Temos notado que grande parte dessas falsas intimações ou notificações são direcionadas a empresas, MEI’s e outros empreendedores que possem inscrição no CNPJ. Certamente pelo fato de que os dados de CNPJ podem ser acessados pela consulta pública no site da Receita Federal.

Como se proteger do golpe?

Diante dos diversos relatos dessas ocorrências, separamos algumas dicas:

Fique atento aos detalhes do documento:
No documento enviado geralmente há alguns números de telefone, selos, e-mails e outras informações. Pesquise os dados na internet, NÃO LIGUE OU ACESSE, pesquise antes os dados na internet, procure o Cartório de Protesto mais próximo e peça orientações.  Um detalhe importante: Não existe "Cartório Nacional de Protesto" - Os cartórios são situados nos municípios, organizados e fiscalizados pelo respectivo Tribunal de Justiça.

É algo que tem relação com você?
Veja se você pode realmente ser devedor daquele tipo de dívida, verifique se o credor que consta do documento é uma pessoa ou empresa com quem você tem algum tipo de relação comercial, profissional ou de contato.

Não se espante ao ver seus dados!
Se você é uma empresa, lembre-se que dados como seu nome empresarial, número de CNPJ, endereço comercial, número de telefone/celular ou e-mail podem ser facilmente cessados na consulta pública de CNPJ. › Limite as informações pessoais compartilhadas nas redes sociais (telefone, endereço, aquisições, estabelecimentos comerciais que costumeiramente visita, etc), pois os golpistas podem usar essas informações para tornar seus golpes mais convincentes.

Procure o Cartório de Protesto:
É uma boa ideia procurar o Tabelionato de Protesto mais próximo e mostrar ou enviar o documento para o tabelião ou colaborador do Cartório analisar, pois eles possuem conhecimentos de documentos dessa natureza, e saberão orientar e confirmar se a intimação/notificação é válida ou falsa.

› Acesse nos links abaixo informados para acesso as informações de todos os Cartórios do Brasil, disponíveis em:

Cuidado com pagamentos, links e arquivos:
Não faça nenhum pagamento sem ter certeza de que se trata de uma intimação verdadeira. Nas falsas intimações, os golpistas disponibilizam até QR Code de Pix, opções para pagamento online e outros meios. Esteja atento a e-mails e mensagens suspeitas. Não clique em links e nem faça download de anexos de remetentes estranhos ou desconhecidos.

Notificação??
Bom destacar que o Cartório de Protesto envia ao devedor uma “intimação” - e não uma “notificação”. É mais um ponto para desconfiar da procedência do documento, caso ele seja denominado de “notificação”.

Pesquise sobre esse tipo de golpe:
Nas redes sociais, sites e outros canais de informações dos cartórios e entidades representativas há vários alertas e relatos dessas ocorrências, com informações que podem te ajudar a identificar se está diante ou não de uma tentativa de golpe › (CLIQUE AQUI para acompanhar nossos posts no Instagram).

Lembrando que a prevenção é a chave para evitar cair nesses golpes. Esteja sempre atento e cauteloso ao lidar com documentos, mensagens, cobranças e comunicações financeiras suspeitas.

Não confie nos números de contato fornecidos no documento suspeito, o acesso oficial a todos os Cartórios Extrajudiciais do Brasil você encontra em: https://www.cartoriosdigitais.com/

Para entrar em contato com o IEPTB-GO utilize os canais de atendimento disponíveis no rodapé da página.

bottom of page