top of page

A burocracia dos cartórios é folclore.



Já pensou como seria se qualquer um pudesse desmentir sua data de nascimento, sua quantidade de bens, seu estado civil, a sua propriedade sobre um imóvel ou que você não é mais responsável por ele e seus tributos porque já o vendeu? Você não teria segurança jurídica. É para garantir essa tranquilidade aos brasileiros que os cartórios trabalham.


Tudo que é conferido pelos tabeliães e registrado nos cartórios ganha presunção legal de veracidade e a segurança conferida pela inerente publicidade dada a essas informações, em reprodução objetiva, fiel, atualizada e clara, tornando-se eficaz perante terceiros.


Parte do caminho percorrido para que um ato ou negócio jurídico seja perfeito e produza plenamente seus efeitos passa pelos cartórios. Os atos dos tabeliães ou notários são importantes para a criação e preservação dos direitos. O que é registrado em cartório passa a ter publicidade e validade entre as partes e perante terceiros, passando a ser de observância e respeito obrigatório por todos.

15 visualizações0 comentário
bottom of page