top of page
  • Foto do escritorIEPTB GO

IEPTB-GO distribuiu equipamentos de proteção aos cartórios durante a pandemia

Depois de dois anos de pandemia, hoje nossa sociedade já consegue voltar à rotina com restrições menos austeras. A OMS declarou Pandemia de Covid-19 em 11 de março de 2020, e desde então os Tabelionatos se organizaram, com o apoio de atos normativos da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, para que não houvesse a interrupção de nenhum serviço aos cidadãos, em atendimento ao princípio da continuidade dos serviços públicos e atentos ao fato de que os serviços notariais e de registro devem ser prestados de modo eficiente e adequado.

Mesmo nos períodos de quarentenas, em que a realidade pós-pandemia impossibilitou a ida ao cartório, com limitação da circulação de pessoas e proibido o atendimento presencial, o atendimento a distância esteve à disposição dos usuários por todo o tempo, principalmente através da CENPROT – Central de Serviços Eletrônicos dos Tabeliães de Protesto de Títulos, uma das várias ferramentas de e-Notariado posta à disposição do usuário – vide Provimento 100 CNJ, através do endereço site.cenprotnacional.org.br.

Uma das vertentes da atuação do IEPTB-GO em meio à pandemia foi equipar os cartórios com equipamentos de proteção, providenciando o fornecimento e distribuição, a todos os tabelionatos do Estado, de kit composto por: dezenas de máscaras para as equipes, toten de álcool em gel, escudo de poliestireno (protetores salivares de acrílico/protetores de balcão) e protetor facial.

Os totens são acionados com o pé, através de alavanca, despejando quantidade suficiente para higienização das mãos, evitando desperdício e a necessidade de disposição de funcionário para distribuir álcool em gel a cada cliente. Já os protetores de acrílico, montados nos balcões das serventias servem como escudo de proteção tanto para os clientes quanto para os operadores dos Cartórios.

Como os equipamentos são de material resistente e durável, continuarão sendo úteis na redução dos riscos de contaminação, e seguem como um bom hábito a se continuar cultivando. As serventias extrajudiciais do Estado de Goiás estão com funcionamento e atendimento presencial normalizado, estando disponíveis também os serviços eletrônicos.

O Instituto de Protesto de Goiás segue exercendo o papel de apoiar o desenvolvimento e aperfeiçoamento e zelar pela qualidade dos serviços de protesto de títulos em todo território do Estado de Goiás, promovendo a defesa da classe e a elevação e a dignificação profissional das equipes dos Tabelionatos.

7 visualizações0 comentário
bottom of page