top of page

Dívidas resolvidas com rapidez: o protesto em cartório como aliado financeiro!

Em média 65% dos títulos protocolados para protesto são pagos dentro do tríduo legal, que é o prazo de 3 dias concedido ao devedor após ser intimado pelo Cartório.


O protesto em cartório é uma alternativa ágil na recuperação de crédito, pois evita a judicialização da cobrança e é mais rápido e econômico do que as ações judiciais.


👇 O procedimento é simples:


✔ O credor apresenta o título ou documentos que comprovem a dívida em um cartório de protesto ou online, pela plataforma CENPROT;

✔ A solicitação é analisada e, caso não haja nenhuma irregularidade, o procedimento segue para a próxima etapa;

✔ Em seguida, o Cartório emite a intimação de protesto, destinada à pessoa do devedor;

✔ Recebendo a intimação ou sendo publicado o edital, o devedor terá o prazo de 3 dias úteis para quitar a dívida em Cartório;

✔ Se não quitar, o protesto é registrado; se quitar, o procedimento é interrompido e fornecida a quitação correspondente.


Não há como negar! A rapidez e segurança que o protesto em cartório proporcionam na recuperação de crédito são elementos essenciais e relevantes para credores sempre optarem por tal via.


O procedimento simplificado, aliado ao prazo curto concedido ao devedor para regularização, contribui para a eficiência do sistema.

4 visualizações0 comentário
bottom of page